Rua Professor Cristiano Wolkart, 34 - Fone/Fax 19 3871-1545 - CEP 13276.120 - Valinhos - SP
 
Veja Também:
 
TERMINOLOGIAS


Relacionamos abaixo as terminologias relacionadas ao design gráfico. Uma descrição
de cada ítem que compõem o campo do design gráfico.

IDENTIDADE VISUAL
É a apresentação visual de uma empresa ou empreendimento. Constitui-se do design de seu sinal principal - marca, logotipo ou símbolo - a organização dos seus componentes como padrões tipográficos, cromáticos, associações, amostras de cores, arquivos digitais dos sinais gráficos e aplicações específicas como papelaria, sinalização de fachadas, frotas, uniformes, etc.
Essas aplicações variam de acordo com a complexidade da empresa.
Nos padrões internacionais, há 3 níveis para definir esta complexidade:

PIV EXTENSO: Programa de Identidade Visual para grandes empresas
PIV COMPLETO: Programa de Identidade Visual para pequenas empresas
PIV RESTRITO: Programa de Identidade Visual para micro e pequenas empresas

MARCAS, LOGOTIPOS, SÍMBOLOS
O sinal principal de uma empresa pode ser:
Marca: O conjunto de elementos gráficos que identificam empresas, instituições ou produtos;
Logotipo: Quer dizer "a forma do tipo" (alfabeto, letra), é um nome desenhado com uma forma específica;
Símbolo: Figura ou forma não-verbal ou exclusivamente visual

Para efeitos de registro legal, são classificadas em:
Marca Mista - que corresponde a marca, associação entre logotipo e símbolo
Marca Nominativa
- que corresponde ao logotipo
Marca Figurativa - que corresponde ao símbolo


FOLHETERIA

São considerados folhetos os impressos de pequeno número de páginas:
Folders e Flyers: Broadsides, volantes, malas diretas, etc.
Folhetos Especiais: Guias, manuais, etc.

DESIGN EDITORIAL
Livros de Texto: Técnico, educativo ou de ficção
Livros de Ilustração: Com texto de literatura infantil
Livros Institucionais: Para empresas e outras instituições
Livros Culturais: e/ou de arte
Catálogo: Técnicos, de exposições, de produtos, serviços, etc.
Publicações Corporativas: Relatórios anuais, perfis institucionais
Projetos Especiais: Capas de livros, Cds, anexos

EMBALAGENS
Todo tipo de envoltório para qualquer espécie de produto.
As embalagens podem ser:
Rótulos, Etiquetas, Selos, Tags
Embalagens: caixas, sacos, sacolas, frascos, tubos, cartuchos, envelopes, etc.

SINALIZAÇÃO GRÁFICA AMBIENTAL
Comunicação visual integrada à arquitetura
Sinalização de Instalações comerciais
Sinalização de Frotas
Sinalização urbana
Sinalização de vias públicas


DESIGN PROMOCIONAL
Projetos para promoção de produtos e serviços
Material de Ponto de Venda: Banners, bandeirolas, indoors, displays, móbiles, tazetes, etc.
Produtos Promocionais: Camisetas, agendas, calendários, mouse pads, sacolas, brindes em geral
Impressos Promocionais: Broadsides, catálogo de vendas, convites, etc

MISCELÂNEA
Criações que não tem categoria definida:
Alfabetos: criação de novas fontes tipográficas
Interface de Produtos: programação visual de produtos
Design de Superfície: estamparias, mural, etc.
Material Tridimensional: materiais de escritório, etc.

MÍDIA ELETRÔNICA
Projetos de design voltados para as múltiplas aplicações desta mídia
Sites
CD-Rom
Vinhetas
Projetos Multimídia

Fonte: Kit do Designer Gráfico - ADG